Início de abril foi tempo de conhecer a primeira Reserva da Biosfera em Portugal – o Paul de Boquilobo!
Foi no passado sábado, dia 1 de abril, que seguimos, numa saída lotada, rumo aquela que foi a primeira reserva da importante Rede Mundial de Reservas da Biosfera do país. Considerada uma zona Zona Húmida de Importância Internacional, o Paul do Boquilobo alberga uma grande biodiversidade de espécies com especial relevância para a avifauna e botânica.
Assim, iniciámos a visita com uma sessão de anilhagem científica conduzida pelo Fernando Faria Pereira, onde verificámos a diversidade e abundância de passeriformes que utilizam aquela paisagem para residir, nidificar ou enquanto passagem para as suas rotas migratórias. Após se recolher todos os dados biométricos necessários as mesmas foram imediatamente soltas Para além desta sessão, foi ainda realizado um passeio interpretativo guiado pelo botânico João Paulo Fonseca com foco não só na vegetação caracterizadora de zonas húmidas nomeadamente Freixo (Fraxinus angustifolia), Pilriteiro (Crataegus monogyna), Ranúnculos (Ranunculus peltatus), Salgueiros (Salix sp.) e ainda importantes núcleos de espécies ameaçadas como o Junquilho-menor (Narcissus fernandesii) e a planta aquática Damasonium bourgaei . Destacaram-se também algumas aves emblemáticas como a Íbis-preta (Plegadis falcinellus), a Garça-real (Ardea cinerea) e o Arrabio (Anas acuta).
Todos os participantes puderam ainda assistir a duas apresentações sobre história do Paul do Boquilobo e a Conservação da Natureza na Área Metropolitana de Lisboa, realizadas pelo Fernando Faria Pereira e João Paulo Lopes.
Terminámos a visita com um belo piquenique numa das zonas de merendas que o Paul oferece a todos os visitantes onde mais uma vez se promoveu o convívio em volta da natureza!
😊